segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PESQUISADORES CRIAM FERRAMENTA QUE AJUDA A DETECTAR A TUBERCULOSE

Com o apoio do Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu um programa de computador que avalia o risco de uma pessoa estar com tuberculose. A ferramenta funciona como um teste diagnóstico que ajuda os profissionais de saúde a tomarem decisões rápidas. O programa pode ser útil em três etapas do atendimento: na triagem de pacientes, no atendimento médico e no acompanhamento do tratamento.

O coordenador do Programa Acadêmico de Tuberculose da UFRJ, Afrânio Kritski, conta que, por meio de perguntas, o profissional de saúde vai saber quais as chances reais de o paciente estar com a doença. ”A nossa proposta é que a enfermagem, quando for entrevistar o doente, vá preenchendo as informações em um computador, netbook, enfim em um sistema informatizado que tiver no local. Após o fim da consulta, ela vai ter como avaliar se o paciente tem alta, média e baixa probabilidade de tuberculose. E ela vai agilizar exames de raio-x, consulta para o médico, dar uma máscara para o paciente usar em casa, para não contaminar enquanto o diagnóstico não é feito.”

O coordenador do estudo explica qual o objetivo da ferramenta. ”A ideia da gente é que esse software seja utilizado para otimizar a investigação: quais pacientes que nós temos que correr, solicitar exames mais caros, como o teste molecular ou tomografia. É um teste de triagem para a rede SUS. É um software de graça, aberto, não tem código-fonte e ele pode ser adaptado para qualquer unidade de saúde.”

Por enquanto, o programa está sendo usado só na fase de triagem, em 12 postos de saúde e hospitais de sete estados. O objetivo é avaliar, até o fim do ano, o impacto do uso da ferramenta.

Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

0 comentários:

Postar um comentário